Para dar início à nossa odisséia, precisamos entender como funciona os simuladores e quais conceitos e requisitos estão envolvidos na construção de um Cockpit.
1) Definir qual o Software simulador será utilizado. O mais comum é Flight Simulator da Microsoft, mas existem outras possibilidades como o X-Plane (considerado de alto realismo) e o open source Flight Gear (que promete muito e já conta com adeptos e colaboradores em todo o mundo). Mas ainda assim, o MS-Flight Simulator é o que conta com maior suporte para a construção de HC e, por isso, é o que será utilizado em nosso projeto.
2) Escolher uma aeronave. Para um alto nível de realismo, que é a nossa proposta, é fundamental definir uma aeronave, nada de ficar pulando de uma para outra. Um HC deve ser o mais fiel possível a uma determinada aeronave para que se possa desfrutar de todo prazer de um voo simulado.
3) Encontrar um bom projeto. Na Internet é relativamente fácil encontrar projetos de HC, sendo que o mais comum e procurado é o do Boeing 737, mas também existem muitos projetos do Airbus. O nosso projeto será o B737NG, entretanto pretendemos estudar e disponibilizar material e adaptações para outros modelos, como o Aribus, Cesna, Lerjet, e outros.
4) Placas controladoras. São as placas que permitem conectar o PC com as chaves, botões, potenciometros, reles, luzes, displays, motores e servos do HC. Existem alguns sistemas de placas disponíveis, como os da OpenCockpits e as FSBus (escolhido por nós para o Projeto xFly). A OpenCockpits fabrica muitos módulos que já vem prontos para usar ou necessitando apenas de pucos ajustes.
5) Software de controle e comunicação. Este é o “Calcanhar-de-Aquiles” de todo projeto de HC, pois além de exigir muito conhecimento específico pra implementá-lo, não há uma receita 100% funcional e confiável. É ele o responsável pela funcionalidade do Cockpit além de estabelecer uma ligação em tempo real entre o software simulador e placas controladoras. Hoje em dia o Projeto Magenta é o mais utilizado e já possui muitas soluções.
6) O principal: FAZER BOAS PARCERIAS. É humanamente impossível fazer tudo sozinho em função da complexidade e das muitas técnicas envolvidas, como programação, eletrônica, dinâmica de voo e da aeronave, mecânica, marcenaria e habilidades manuais.
7) E, por fim, existem ainda requisitos pessoais, sem os quais é melhor nem começar: paciência, persistência e muita leitura.
Abraços.
faço das palavras escritas acima no item 7 e acrescento que muitos tem vontade, outros só ficam no projeto,e muitos nem saem do papel e para ja no inicio,pois se pensao que um mcp ,um tq esta montado o cock pit, afirmo que é preciso algo bem mais que isto e nós do projeto valmjoc estamos a disposição para ajudar com o que for possivel,pois a cumpricidade é mutua é gratificante lutarmos pelo mesmo ideal.
saudaçoes valmir
Sim Valmir, certamente nao basta ter vontade, tem que ir à luta, fazer boas parcerias e não desistir nunca!! Obrigado por se colocar à disposição e estamos aqui dispostos a ajudar também. Abraços.